filosofia

A filosofia do Colégio Pandora é pautada pela aprendizagem significativa, pelo desenvolvimento de aspectos cognitivos e não-cognitivos do aluno e por um sistema avaliativo com foco formativo, alinhado com uma alta expectativa de aprendizagem.

No Colégio Pandora, o conhecimento dos alunos é colocado em primeiro plano e eles têm um canal aberto com os professores para o diálogo e crescimento constantes. Por meio de um programa pedagógico de alta expectativa de aprendizagem, o Colégio acredita no potencial de cada um de seus alunos e trabalha para que a possibilidade de cursar uma grande universidade seja uma realidade palpável para eles.

Para além dos vestibulares, os alunos do Colégio Pandora têm uma formação cidadã essencial para suas vidas e seus desafios. O trabalho dos professores e da coordenação é focado na construção do conhecimento e na melhora ou criação de uma visão crítica dos estudantes de forma harmoniosa e horizontal. O objetivo é preparar o aluno para enxergar a realidade e ser capaz de relacionar seus conhecimentos para encará-la de forma responsável e significativa.
Desta forma, aliando a formação cidadã à preparação para o vestibular, a formação do estudante no Colégio Pandora é integral, abrangente e indispensável. Acreditamos na individualidade de cada estudante e trabalhamos, por meio de suas aulas, oficinas, encontros coaching e orientações vocacionais, para desenvolver as qualidades e aspectos fundamentais para vida de seu aluno.

manifesto

Durante anos desenhamos uma instituição educacional diferente e comprometida com inovação pedagógica e forte senso de pertencimento. Por isso no Pandora, todos os membros da família Sangue Laranja estão unidos em uma jornada por mais aprendizagem. Adotamos a modelagem de um Sistema de Aprendizagem (e não de um sistema de ensino) por uma crença fundamental: a educação brasileira está saturada de “soluções” idênticas e que, durante décadas, focaram a organização em conteúdos disciplinares, dizendo o que os professores deveriam ensinar e o que os alunos deveriam estudar. Durante anos desenhamos uma instituição educacional diferente e comprometida com inovação pedagógica e forte senso de pertencimento. Por isso no Pandora, todos os membros da família Sangue Laranja estão unidos em uma jornada por mais aprendizagem. Adotamos a modelagem de um Sistema de Aprendizagem (e não de um sistema de ensino) por uma crença fundamental: a educação brasileira está saturada de “soluções” idênticas e que, durante décadas, focaram a organização em conteúdos disciplinares, dizendo o que os professores deveriam ensinar e o que os alunos deveriam estudar.

Em nosso Sistema de Aprendizagem não nos preocupamos somente com o que deve ser ensinado e estudado, mas sim com o que e de que maneira toda a nossa COMUNIDADE aprende. Os sistemas de ensino atuais organizam muito bem a vida dos professores e o andamento da escola, mas terminam o processo de formação dos alunos focando somente naquilo que deve ser ensinado, ou seja, no conteúdo.

O ato de ensinar não garante a aprendizagem. O ajuste de foco é sutil, mas importante: OS ALUNOS DEVEM SER O CENTRO DOS SISTEMAS e não as instituições escolares ou os corpos docentes; escolas são mediadoras e não o centro dos processos de aprendizagem. Acreditamos que organizar o conteúdo a ser lecionado é importante, mas como o aluno se prepara para aprender aquilo? Ter uma lição de casa é fundamental, mas como o aluno aprende fazendo exercícios? Quantos alunos de fato aprenderam? E quem os ensina a aprender?  E com aqueles que não aprenderam o que foi ensinado, o que é feito?

O SISTEMA DE APRENDIZAGEM PANDORA (SAP) não poderia ter nascido de outra forma, se não por um manifesto clamando por uma mudança total de comportamento e engajamento. Que tal nos preocuparmos com o que nossos alunos aprendem e não somente com aquilo que vamos ensinar a eles?

estrutura do
colégio

  • Salas de aula

    As salas de aula do Colégio Pandora são climatizadas, com carteiras estofadas e confortáveis, além de terem projetores multimídia para os professores usarem ao longo de suas aulas. Pensadas para turmas pequenas, as salas são ideais para promover a aproximação entre alunos e professores, de forma a incentivar o diálogo aberto entre eles e uma maior efetividade no processo de ensino e aprendizagem.

  • Sala de estudos

    Salas de estudo

    Desejamos que os alunos passem o dia na escola. Para tanto, além das salas de aula, o Colégio Pandora oferece salas de estudos silenciosas para que eles encontrem um ambiente que ajude em sua concentração e desempenho nas leituras e exercícios. As salas de estudo são equipadas com protetores auriculares para que os alunos possam ter a concentração necessária para suas leituras e atividades individuais.

  • Espaço Maker

    O Espaço Maker é uma sala equipada e preparada para receber a criatividade e conhecimento de nossos alunos. O espaço foi elaborado de forma a fornecer as ferramentas essenciais para a experimentação e a construção das ideias e projetos que nossos alunos desenvolvem. Com mesas próprias para os alunos colocarem as mãos na massa, além de ferramentas e demais materiais, este é o espaço ideal para que o conhecimento se transforme em soluções ideais para o dia a dia.

  • Quadra poliesportiva

    A escola possui uma quadra poliesportiva para a prática das atividades físicas especialmente desenvolvidas em eixos temáticos e inovadores. Inaugurada em 2017, a quadra complementa o trabalho desenvolvido nas aulas de Educação Física que são especialmente desenvolvidas para a formação do aluno Pandora.

  • Pátios

    Além dessas salas climatizadas, os alunos também contam com um pátio coberto interno com refeitório e armários individuais para que tenham todo o suporte que precisem para uma experiência agradável e produtiva com seus estudos. Além do interno, há também o pátio externo, ao lado da quadra, para momentos de socialização e distração entre as aulas e estudos.

  • Cantina

    A cantina é o espaço que incentiva o aluno a permanecer no Colégio em horários alternativos às aulas. Equipada com micro-ondas e geladeira, este espaço é ideal para aqueles alunos que trazem seus lanches de casa e não querem perder tempo com locomoção até suas casas para continuar seus estudos nas salas do Colégio Pandora. Além dessas facilidades para os alunos, o espaço também comercializa alimentos e bebidas para que o tempo dentro do colégio seja otimizado da melhor forma possível.

projetos

Núcleo Maker

Alinhado com as tendências das escolas do século XXI, o aluno é desafiado e incentivado a “colocar a mão na massa”, fazer acontecer.

Núcleo Esportivo

As aulas são divididas em três eixos temáticos, linguagem corporal, jogos coletivos e jogos étnico-culturais.

Núcleo Mídias e Artes

Combinando teatro, música, dança, sonoplastia e edição de imagem e vídeo, os alunos têm a oportunidade de desenvolver talentos, conhecer ferramentas digitais e falar em público.

Colmeia

Alinhado com a filosofia do Colégio e do Grupo Pandora Educacional, os alunos do primeiro e segundo ano do Ensino Médio participam de oficinas temáticas para o desenvolvimento de habilidades fundamentais para os desafios atuais e futuros de suas formações. No Colégio Pandora desenvolvemos não apenas os aspectos cognitivos de cada indivíduo, mas também os não-cognitivos, ou seja, a construção de uma visão crítica sobre o conteúdo aprendidos nas disciplinas do Ensino Médio e sobre a realidade que os cerca. Além disso, as oficinas interdisciplinares que compõem a Colmeia do Colégio Pandora também estimulam o desenvolvimento social, afetivo, a criatividade, a colaboração e, principalmente, a cidadania de cada aluno.

Núcleo Sociopolítico

Jogos dinâmicos, debates e apresentações em grupo fazem com que nossos estudantes apliquem conhecimentos teóricos para analisar questões políticas e sociais contemporâneas.

Núcleo Socioemocional

Um espaço de reflexão sobre a vida, sobre a carreira, sobre o vestibular, as angústias da adolescência e as incertezas do futuro.

Núcleo Linguístico

Material Cambridge utilizado em universidades nacionais e internacionais.

série

O primeiro ano do Ensino Médio do Pandora é um momento de adaptações e início da formação do aluno Pandora. Este é, portanto, o momento em que o aluno se depara com a necessidade de um ritmo de estudos bem estruturado, que encontra o suporte para seus aspectos emocional e social contanto com a visão de que, no Colégio Pandora, o cuidado com cada indivíduo é uma premissa irrevogável. Aqui os alunos são apresentados não apenas à filosofia do Grupo Pandora Educacional como também a todas as possibilidades de formação que fornecemos, como os projetos de Esportes, Sarau, a Colmeia Pandora, o Laboratório de Línguas, o coaching e a orientação vocacional.

O segundo ano do Ensino Médio é o momento de amadurecimento de nossos alunos e consolidação do DNA do Colégio Pandora. Neste ano nossos alunos têm uma consciência sobre a importância dos estudos muito mais aflorada. Aqui, os alunos continuam a se desenvolver como cidadãos por meio do diálogo nas disciplinas da grade curricular e dos projetos extracurriculares do Colégio. O projeto pedagógico do Colégio Pandora busca continuar a formação iniciada no primeiro ano e completar até 80% do conteúdo total do Ensino Médio. Este é um momento também de preparação para a fase final do aluno dentro do Colégio, o terceiro e último ano do aluno.

O último ano do Ensino Médio no Colégio Pandora tem todas as características de um curso pré-vestibular: o ritmo das aulas, a didática dos professores, o material e o “clima” do ambiente que estão focados na preparação do aluno para os principais vestibulares do Brasil. Aqui os alunos focam seus estudos da mesma forma que os demais alunos das unidades do Pandora Vestibulares: eles participam de simulados específicos, aulas de livros e palestras em conjunto com os demais alunos do Grupo Pandora.

corpo docente

No Colégio Pandora, os professores são selecionados por suas excepcionais qualidades na formação de estudantes do Ensino Médio. Além de muitos professores também atuarem no Pandora Vestibulares, o foco do corpo docente do Colégio é a atuação direcionada à formação de estudantes dessa fase de formação considerando todas as particularidades que cada etapa exige.

A relação estabelecida entre estudantes e professores do Colégio Pandora é harmoniosa e totalmente horizontal. O diálogo e a segurança são as chaves-mestras para a construção do conhecimento de nossos alunos, condizente com nossa filosofia pautada pela aprendizagem significativa, de alta expectativa e de formação de cidadãos. Desta forma, os professores do Colégio Pandora têm toda a capacidade para identificar os conhecimentos prévios de nossos alunos e estimulá-los a ir além em direção à formação de uma visão crítica e concatenada com os desafios do século XXI.

Com estes profissionais de ponta, nossa grade curricular é pensada e desenvolvida especialmente para a fase do Ensino Médio na vida desses jovens. O Colégio Pandora oferece disciplinas e promove oficinas extracurriculares que possibilitam que o conhecimento adquirido em sala de aula seja colocado em ação com criatividade, colaboratividade, pensamento crítico e habilidades comunicacionais bem desenvolvidas.

fale com o
colégio pandora

x[PERMANENTE] Contato Colégio

onde
estamos

Av. Antônio Ometto, 1010 - Limeira