histórico

A Editora Pandora já produziu três obras e possui uma experiente e motivada equipe de professores, autores editores, pesquisadores e consultores que seguem a mesma filosofia de aprendizagem que sustenta os expressivos resultados dos dez anos de atuação do Pandora Vestibulares nas cidades de Limeira, Piracicaba e Jundiaí.
A jornada da editora teve início na produção do Conjunto Prometeus que trouxe novidade e ousadia para o mercado de materiais didáticos ao lançar, em 2011, um método inédito em todos os sistemas de ensino do país de preparação dos candidatos para segundas fases e outras provas dissertativas de vestibulares. Na sequência, em 2013, a elaboração do Conjunto Maio-Semi contribuiu para os ajustes das rotinas de estudo dos alunos através de um sistema de tarefas pré-determinado e configurado para conferir o máximo de aprendizagem e organizar as rotinas dos vestibulandos de acordo com as disponibilidades de tempo e os objetivos de cada um.
A publicação interna e em pequena escala dos dois primeiros conjuntos, decantada ao longo de 5 anos, conferiu à editora know-how e lastro de confiança para alavancar o lançamento da Coleção Helios, um material de grande porte, composto de aproximadamente 6 mil páginas, que envolveu mais de 50 profissionais de diversas áreas e cidades do Brasil e inaugurou na região de Limeira e Piracicaba uma nova cultura educacional.
O pioneirismo do Pandora confirma-se na região, somos o primeiro grupo educacional de Limeira e Piracicaba a ter um sistema de ensino registrado na Câmara Brasileira do Livro e na Biblioteca Nacional. Fundamos uma editora para produzir nossos próprios materiais didáticos e temos certeza de que a região ficará conhecida não somente por suas escolas franquiadas, mas também por desenvolver metodologias pedagógicas genuínas, originais e de sucesso.

materiais

Os materiais são organizados para suprir três necessidades básicas do vestibulando: o trabalho em sala de aula, as tarefas para casa e a leitura de teorias que sustentam o aprendizado.

A curadoria dos exercícios para sala e para a tarefa foi feita por professores experientes otimizando o trabalho dos professores e dos alunos. A seleção de exercícios é atual e focada nos principais vestibulares nacionais e no ENEM.

Os textos teóricos foram escritos por autores com mais de uma década de experiência em pré-vestibulares e ainda na ativa, atuando diariamente nas salas de aula. Dessa forma, a aplicabilidade das coleções e as atualizações do material seguem as últimas tendências das principais provas do país.

Os dois conjuntos possuem a mesma organização de seções e ambos são organizados por aula. O que muda é a quantidade semanal e total de aulas de cada conjunto. O Sala-Tarefa Diurno é organizado para 38 aulas semanais e o Noturno para 22 aulas semanais. Assim, os alunos dos turnos diurnos carregam diariamente uma carga fixa de exercícios de tarefa (48 por dia) e os alunos do noturno também (32 por dia), sem surpresas ou com tarefas desmedidas eles conseguem se organizar melhor e de forma equilibrada. A cada aula o aluno dispõe das seguintes seções no material: Tópicos Básicos: são os principais tópicos abordados na aula e também a indicação de leitura do Conjunto Teoria. Organize seu conhecimento: seleção de até 4 (quatro) exercícios para realização em sala de aula. A escolha foi feita de acordo com a possibilidade desses exercícios contribuíram para o “conhecimento” e a “compreensão” daquele objeto de conhecimento que dá título à aula. Tarefa Alfa: 4 (quatro) exercícios selecionados para que o aluno faça a “aplicação” daquilo que foi aprendido. São exercícios de múltipla escolha e não repetitivos de primeiras fases de vestibulares. Tarefa Beta: 2 (dois) exercícios do Enem ou que de alguma forma exijam habilidades e competências da matriz daquela prova. Também contribuem para a “aplicação” daquilo que é necessário conhecer para outros vestibulares de múltipla escolha. Tarefa Gama: 2 (dois) exercícios de segunda fase, mais complexos e analíticos. Servem para estimular as operações de “analisar” e “sintetizar” conhecimentos adquiridos nas outras etapas.

O conjunto completo possui 8 livros totalmente coloridos que são distribuídos bimestralmente aos alunos. Cada entrega é composta de um livro de Ciências Humanas e Códigos e Linguagens e outro livro de Matemática e Ciências da Natureza. O conteúdo é organizado em capítulos e não em aulas. No final de cada capítulo há uma seleção de exercícios mais complexos e analíticos denominada Lista Delta. Eles servem para ampliar os horizontes dos alunos sobre aquele tema, exigindo operações cognitivas mais complexas na sua resolução. No coaching a lista não é indicada para todos os alunos, somente aqueles que já possuam uma formação global mais sólida e não aqueles que ainda estão em construção de resultados mais expressivos em uma ou mais áreas.

O Conjunto Prometeus é exclusivo para alunos das turmas que possuem o mesmo nome. O material já se encontra em sua segunda edição e está programada para 2017 a produção da terceira. As aulas são organizadas para orientar a realização de oficinas para alunos interessados em se prepararem para as segundas fases ao longo de um ano, aprofundar um conhecimento já estudado ou revisarem uma parte do conteúdo. O material trouxe uma fórmula de sucesso para diversos alunos que buscaram aumentar a sua performance em provas concorridas após passarem das altas notas de corte da primeira fase.

O Maio-Semi foi desenvolvido para atender à demanda de cursos semestrais dedicados a pessoas que desejam se preparar para as provas de vestibular mas possuem uma rotina já consolidada de trabalho ou frequentam o colégio no horário inverso e queiram fazer uma revisão dos conteúdos mais freqüentes nas provas. O Conjunto Maio-Semi está em sua primeira edição e a próxima está prevista para lançamento em 2017. O material segue a mesma linha dos Sala-Tarefa, tem todo o conteúdo de um curso pré vestibular, mas é dimensionado para turmas de curta duração. Os “Tópicos Básicos” estão acompanhados de um pequeno resumo da matéria, que apresenta os principais aspectos daquele conteúdo e que são mais cobrados nos vestibulares. A aquisição do Conjunto Teoria é opcional, principalmente se o aluno já frequenta o colégio naquele ano e busca principalmente uma revisão e uma preparação mais sólida.

Coleção
Helios

Conjunto Teoria
+ Conjunto Sala-Tarefa Diurno

Coleção
Prometeus

Conjunto Teoria
+ Conjunto Sala-Tarefa Diurno
+ Conjunto Prometeus

Coleção
Nix

Conjunto Teoria
+ Conjunto Sala-Tarefa Noturno

Coleção
Maio-Semi

Conjunto Maio-Semi
+ Conjunto Teoria (opcional)

publicações

aos pais, com carinho

Livro para Pais de Vestibulandos

As escolhas quase sempre significam tensões e angústias. Pensar sobre qual curso ou carreira seguir é certamente um dos momentos mais difíceis na vida de um jovem e também de seus pais. O caminho para a universidade é muito especial e ter boas indicações, como as encontradas neste livro, tornam o percurso menos árduo e possibilitam que boas decisões sejam tomadas. O trabalho de Marcus Vinícius de Morais é marcado pela generosidade de quem decidiu compartilhar orientações e, principalmente, sugestões para o antes, o durante e o depois de cada etapa deste processo. A elegância do texto permite reflexões sobre os  processos decisórios e as escolhas futuras que são feitas no tempo presente. O professor, com sua sólida experiência em cursos pré-vestibulares e Ensino Médio, oferece mais do que um repertório de questões e dicas. Apresenta oportunidades para pais, professores e jovens encontrarem respostas sobre si mesmos e, com isso, realizarem, juntos, a antiga recomendação socrática:

“Conhece-te a ti mesmo.”

José Alves de Freitas Neto – doutor em História Social pela USP e coordenador executivo da Comvest (Comissão Permanente para os Vestibulares) da Unicamp

fale com a
editora pandora

Contato Editora

Coluna Esquerda

Coluna Direita